SOBRE

Compliance

Segundo Marcos Assi, o compliance é um conjunto de sistemas de controles internos que permitem esclarecer e proporcionar maior segurança, seja contábil ou jurídica, prevenindo, dificultando ou mesmo impedindo a realização de operações ilegais que possam acarretar em uma possível penalização da pessoa jurídica pelo Estado (ASSI, Marcos).

O termo compliance foi traduzido no Brasil como conformidade, ou seja, é um sistema que analisa se a empresa está de acordo com a lei. Este é um sistema complexo e organizado, composto por diversos componentes. Uma estrutura múltipla, que inclui pessoas e processos de uma empresa, faz parte de um dos princípios basilares da Governança.

Na prática, o compliance tem a função de proporcionar segurança e minimizar riscos para instituições e empresas. A adoção dessas medidas faz com que sejam evitados fatores que possam vir a prejudicar a reputação da organização. O programa surgiu com o propósito de prevenir crimes econômicos e corporativos por meio da supervisão conjunta de empresas públicas e particulares e se estende a outras atividades financeiras, sendo adotado por diversas organizações.

O compliance surge para solucionar problemas de empresas que buscam estar em conformidade. Estar em compliance significa estar em conformidade com as regras, leis e normas infralegais, sempre mensurando os riscos relativos ao seu eventual descumprimento.

SOLUÇÃO: Criação e Implementação do Programa de Governança Corporativa e Compliance.

A Governança Corporativa e o Compliance dependem um do outro para uma gestão eficaz. Por isso, atualmente, a execução de um Programa de Compliance é essencial para as empresas. Para iniciarmos a implementação desse programa, um dos principais pilares é o suporte à alta administração. Para que seja efetivo, a empresa tem uma forma eficaz de gestão e de diminuição de risco, além de garantir uma atuação eficiente e transparente.

Como podemos ajudar a sua empresa?

Elaboramos um diagnóstico completo, no qual será possível identificar pontos fortes e fracos de uma empresa. Com isso, será possível verificar as dificuldades de cada área da empresa. Assim, busca-se sanar as principais problemáticas para que se inicie a implementação de um programa interno de governança corporativa.

Como funciona

Para se ter um programa efetivo, é preciso sanar os principais pontos fracos e melhorar os pontos fortes de cada empresa. Com base nas respostas e nos documentos enviados, será montada uma estratégia de gestão e melhorias. São apontadas soluções diretas, com ou sem o emprego de tecnologia digital, buscando tornar a empresa mais corporativa. O questionário contém perguntas divididas por áreas e poderá ser preenchido no site. É solicitado um prazo de até 03 dias úteis para resposta.

Forma de Contratação

Acontece após a análise, onde serão identificados os maiores problemas da empresa, buscando soluções eficientes de acordo com a necessidade real. Com isso, enviamos uma proposta com os custos dos serviços, as horas técnicas necessárias, a forma de pagamento e um consultor especializado que entrará em contato para esclarecer todas as dúvidas sobre a contratação. O contrato pode ser de um serviço individual ou para planos trimestral, semestral e anual.